Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bioeconomia impulsiona negócios sustentáveis com produtos da floresta na Expoacre 2025. VÍDEO

Bioeconomia impulsiona negócios sustentáveis com produtos da floresta na Expoacre 2025. VÍDEO

Desenvolvimento sustentável por meio da bioeconomia. É assim que o Sebrae no Acre tem atuado junto aos pequenos negócios locais, especialmente aqueles que nascem do coração da floresta. Com o apoio da instituição, empreendedores que se utilizam de matéria-prima da Amazônia têm exposto, durante a Expoacre, produtos com DNA amazônico e sustentabilidade.

De acordo com Francinei Santos, gestor de bioeconomia do Sebrae no Acre, a instituição acredita no poder transformador da floresta. “O Sebrae acredita que, através da bioeconomia, podemos levar resultados reais para o homem da floresta. Especialmente para aqueles que conseguem transformar os ativos da sociobiodiversidade em negócios sustentáveis”, afirma.

Segundo ele, o tripé da sustentabilidade — ambiental, social e econômica — é fundamental para criar modelos de desenvolvimento eficazes. “Proteger o meio ambiente, promover justiça social e, ao mesmo tempo, gerar resultados econômicos é o nosso compromisso”, reforça.

Produtos como óleos essenciais, mel, castanhas da marca coletiva, velas artesanais e cosméticos naturais demonstram a diversidade e o potencial econômico da floresta acreana. “A ideia não é apenas vender matéria-prima, mas agregar valor, por meio de capacitações, consultorias, inovação e tecnologia”, explica Francinei.

Marcelo Pinto, empreendedor da marca Aroma de Rosas, celebra a oportunidade de mostrar os produtos criados por sua esposa, Ana Rosa, com foco no natural e artesanal. “Tudo é feito com muito cuidado. Nossas velas, por exemplo, não usam petrolina, o que as torna mais saudáveis e sustentáveis”, diz.

Outro destaque é Manoel Gomes, que participa da Expoacre pela segunda vez. Para ele, o evento é uma chance de ouro para fortalecer a presença dos negócios locais. “É um momento para divulgar nossos produtos e mostrar que o que é do Acre também é para os acreanos. Estamos orgulhosos de nossas raízes”, compartilha.

Veja o vídeo:

Sair da versão mobile