Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Câmara de Marechal Thaumaturgo cria política de proteção para denunciantes de corrupção

Câmara de Marechal Thaumaturgo cria política de proteção para denunciantes de corrupção

Foto: Arquivo/Câmara Marechal Thaumaturgo

Quem denunciar corrupção ou abusos cometidos dentro da Câmara de Marechal Thaumaturgo agora vai ter proteção garantida por lei. Um novo decreto legislativo, aprovado pela Casa, promete virar o jogo ao criar uma política firme de proteção ao denunciante — com regras claras contra retaliações, anonimato assegurado e punições para quem tentar intimidar ou punir quem falar a verdade. As informações foram publicadas na edição desta sexta-feira, 18, do Diário Oficial do Estado (DOE).

A medida visa fortalecer a integridade, a transparência e o combate à corrupção na gestão pública municipal. A partir de agora, servidores ou terceiros que fizerem denúncias de boa-fé terão garantidos o anonimato, a proteção contra punições ou represálias, e o acesso a um canal institucional seguro e sigiloso para relatar os fatos.

O decreto também estabelece penalidades severas para qualquer forma de retaliação, como assédio moral, rebaixamentos, intimidações ou exclusões sociais, além de detalhar os deveres da Ouvidoria e do Setor de Apuração, responsáveis por investigar as denúncias.

Sair da versão mobile