O Acre recebe, neste mês de julho, uma intensa programação cultural com a chegada da Caravana Transpetro Ubu em Movimento, que passará por Rio Branco, Brasiléia e Epitaciolândia. O projeto reúne os grupos Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa, oferecendo apresentações teatrais, oficinas formativas e exibições audiovisuais gratuitas, com acessibilidade em Libras e audiodescrição. As oficinas são destinadas a maiores de 16 anos.
Para Diogo Spinelli, integrante do Clowns de Shakespeare, é uma grande felicidade para o grupo retornar ao Acre com essa gama de ações. “É uma alegria poder voltar ao Acre, podendo reencontrar grupos de teatro e artistas acreanos que são nossos amigos, bem como o público como um todo, que sempre foi sempre receptivo ao nosso trabalho. Estamos muito animados para voltar a Rio Branco e também a Brasiléia. Em 2022, estivemos por lá para realizar uma pesquisa de outro espetáculo nosso, o ‘FRONTE[I]RA | FRACAS[S]O’, junto com o Teatro de Los Andes, que nasceu da nossa relação com a cidade e com a fronteira.

Programação em Rio Branco
Na capital, as atividades se iniciam com a Oficina “Estratégias de sobrevivência: Produção e Gestão do teatro de grupo”, nos dias 23 e 24 na Usina de Arte João Donato das 19h às 22h.
A atividade é prática e teórica, ministrada pelos Clowns de Shakespeare, com o objetivo de apresentar contextos históricos e apresentar estratégias de viabilização, circulação, pesquisa, pedagogia e manutenção de coletivos de teatro de grupo no Brasil.
Também no dia 24, será exibido o documentário “Um filme sem fim”, na Usina de Arte João Donato às 18h. O filme é resultado de um recorte pessoal e afetivo do diretor Carito Cavalcanti acerca da trajetória de quase trinta anos do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare.
Haverá também apresentação do espetáculo de rua “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, no dia 25 de julho às 19h no Teatro Barracão e no dia 26 às 19h na Praça da Revolução. A narrativa apresenta o pai e mãe de Ubu, da obra “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, e suas armações em uma insaciável busca pelo poder.
A apresentação pode ser considerada uma possível continuação do trabalho de Jarry, “Ubu: O que é bom tem que continuar!” desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com toques latino-americanos, chamado Embustônia.

Programação em Brasiléia e Epitaciolândia
Em Brasiléia, a programação inclui a Oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, nos dias 28 e 29 de julho, das 18h às 22h, no Centro Cultural Sebastião Dantas.
A atividade aborda os princípios presentes na criação de “Ubu: o que é bom tem que continuar!” e o processo criativo do grupo.
Também no Centro Cultural Sebastião Dantas, será exibido o documentário “Um filme sem fim” no dia 29 de julho, às 21h.
As apresentações de “Ubu: o que é bom tem que continuar!” ocorrem em dois municípios da fronteira:
30 de julho, às 16h, na Praça 28 de Abril, em Epitaciolândia
31 de julho, às 16h, na Praça Hugo Poli, em Brasiléia
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, com recursos de acessibilidade para garantir inclusão.