3 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

3 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Casos de desaparecimento em Rio Branco passam a ser investigados pela DHPP com novo protocolo da Polícia Civil

Nova portaria prioriza casos de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis e estabelece regras para agilizar buscas em todo o Acre.

Anne Nascimento por Anne Nascimento
18/07/2025 - 08:47
Casos de desaparecimento em Rio Branco passam a ser investigados pela DHPP com novo protocolo da Polícia Civil
Manda no zap!CompartilharTuitar

Diante do aumento de registros e da complexidade que envolve casos de desaparecimento, a Polícia Civil do Acre decidiu mudar sua forma de atuação. A partir de agora, investigações deste tipo passam a seguir um novo protocolo oficial, após mudança determinada por portaria publicada nesta sexta-feira, 18. A medida também transfere para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) a responsabilidade pelas apurações em Rio Branco. Nas demais cidades, as investigações continuarão nas delegacias regionais, mas seguindo os mesmos critérios técnicos.

A nova regra busca acelerar os processos e garantir que casos envolvendo crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis recebam tratamento imediato e prioritário. O objetivo, segundo a Polícia Civil, é garantir respostas mais rápidas às famílias e evitar que investigações fiquem paradas ou se percam entre outras ocorrências.

A portaria é fundamentada na lei que criou a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A partir da publicação do novo regulamento, todos os desaparecimentos deverão ser investigados de imediato, com foco especial em ocorrências envolvendo crianças, adolescentes ou pessoas com qualquer tipo de vulnerabilidade.

Entre os pontos centrais da normativa, destacam-se:

  • A instauração automática de Verificação de Procedência de Informação (VPI) ao ser registrado um boletim de ocorrência por desaparecimento;
  • A comunicação obrigatória do caso a uma série de órgãos federais, estaduais e municipais, incluindo a Polícia Federal, PRF, Infraero, IML, conselhos tutelares e unidades de saúde;
  • A inclusão imediata da ocorrência no Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e, quando aplicável, no Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos;
  • A exigência de atualização contínua dos cadastros à medida que novas informações surgirem;
  • O envolvimento do Departamento de Inteligência da Polícia Civil como órgão de referência no tema e responsável por facilitar a cooperação com outros estados e a União.

A medida busca suprir a lacuna existente nas investigações desse tipo de ocorrência, que atualmente são diluídas entre outras atribuições das delegacias regionais. O novo protocolo permite maior agilidade, especialização e integração entre os órgãos, reforçando o caráter urgente que a legislação federal atribui às investigações de desaparecimento.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A portaria também determina a elaboração de planos de trabalho para as investigações em curso nas delegacias regionais, com prazo de até 30 dias para sua apresentação ao Departamento de Polícia da Capital e do Interior.

Por fim, o documento ainda apresenta um modelo padronizado de portaria interna, que deve ser utilizado pelos delegados responsáveis ao tomarem ciência de novos casos. O modelo estabelece uma série de diligências obrigatórias, como entrevistas com familiares e testemunhas, levantamento de imagens de câmeras de segurança, requisições a operadoras de telefonia e notificações a órgãos públicos e entidades especializadas.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Idaf inicia inscrições de animais para Cavalgada da Expoacre

Próxima Notícia

“Saí de mim”: veja depoimento de fisiculturista que espancou namorada

Mais Notícias

Foto: assessoria
Geral

Com salários de até R$ 9 mil, Ambev abre mais de 200 vagas de Trainee e Estágio em busca de jovens talentos

02/09/2025
Foto: Marcus José/O Alto Acre
2º destaque

Forte temporal alaga ruas em Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija; assista

02/09/2025
Unidades de Saúde de Rio Branco estarão abertas durante o feriado e fim de semana
1º destaque

Unidades de Saúde de Rio Branco estarão abertas durante o feriado e fim de semana

02/09/2025
Foto: José Caminha/Secom
3º destaque

Delegado-geral da Polícia Civil do Acre é investigado por supostamente dirigir alcoolizado carro oficial

02/09/2025
Foto: Ismael Medeiros
Destaques Cotidiano

Jarude defende nomeações de concursados e reajustes salariais em vez de aumento de cargos comissionados

02/09/2025
Foto: Iryá Rodrigues
Geral

Rio Branco registra ar mais limpo em setembro, mas ainda respira fumaça 2 vezes acima do recomendado pela OMS

02/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Imagem cedida ao Metrópoles

“Saí de mim”: veja depoimento de fisiculturista que espancou namorada

Bolsonaro dá entrevista após colocar tornozeleira eletrônica — Foto: Reprodução/Globonews

Bolsonaro se diz humilhado após colocar tornozeleira e nega intenção de fugir: 'Nunca pensei em sair do Brasil ou ir pra embaixada'

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre