Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Casos de injúria racial crescem quase 50% no Acre em um ano, aponta Anuário de Segurança

Casos de injúria racial crescem quase 50% no Acre em um ano, aponta Anuário de Segurança

Foto: Imagem ilustrativa - UNSPLASH / Nsey Benajah

O Acre registrou um aumento de 48,4% nos casos de injúria racial em 2023, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. O número de ocorrências subiu de 62, em 2022, para 92 no ano passado.

Conforme os dados, a taxa por 100 mil habitantes saltou de 7,5 para 11,1, colocando o estado acima da média nacional, que apresentou redução de 14% nesse tipo de crime.

A injúria racial é juridicamente distinta do crime de racismo: ela se refere a ofensas pessoais com base em raça ou cor, enquanto o racismo atinge grupos ou coletividades.

No cenário nacional, os crimes de racismo como um todo tiveram um aumento alarmante de 77,9% em 2023, refletindo o agravamento das violações motivadas por intolerância racial em diversas regiões do país.

As informações são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em dados fornecidos pelas secretarias estaduais de Segurança Pública e pelo Instituto de Segurança Pública. Os números reforçam a urgência de políticas públicas eficazes e contínuas no combate à discriminação em todas as suas formas.

Sair da versão mobile