A Cavalgada 2025, que abre oficialmente a Expoacre, será realizada no percurso tradicional, mas sob um esquema de controle mais rígido. Com novas exigências para inscrições, limitação do trajeto para quadriciclos e reforço na segurança e fiscalização, o Governo do Estado quer garantir uma festa organizada, segura e respeitosa com os animais e o público.
“Vamos ter três tipos de participação: os animais, os quadriciclos e os jipes. Cada um com seu regramento e fiscalização própria”, explicou Jackson Viana, diretor de Turismo. As inscrições de jipes e quadriciclos serão feitas de 17 a 25 de julho, na Secretaria de Turismo, enquanto os animais deverão ser registrados no IDAF, entre os dias 18 e 25 de julho.
“Pedimos que as pessoas não deixem para a última hora. Nos últimos dias, o volume de procura é muito alto e isso compromete o controle. Quem já tiver com a documentação pronta, venha logo se inscrever”, orientou Jackson.
Todos os participantes receberão uma numeração obrigatória, que deve estar visível no animal ou no veículo. “Essa identificação é o que permite à polícia saber quem é o responsável. Se não estiver com a numeração ou se for outra pessoa, será convidada a se retirar”, afirmou o diretor.
Quadriciclos só até ponto fixo; jipes seguem até o fim
Apesar do percurso da cavalgada não ter sofrido alterações, o uso de quadriciclos está limitado até um ponto específico. “Esses veículos deverão parar próximo ao Hospital do Amor, onde será montado um ponto de embarque com barro para facilitar a subida nas caminhonetes”, explicou o secretário de Turismo, Marcelo Messias.
“Quem insistir em seguir até o fim com o quadriciclo assume o risco e terá dificuldade para retornar. O trajeto autorizado termina ali”.
Os jipes, por serem veículos regulamentados, podem completar todo o percurso, desde que não acessem a área onde estarão os animais.
A previsão é que a cavalgada comece logo após a abertura oficial da feira, por volta das 8 horas, e termine antes das 13 horas. “Essa é uma orientação do Ministério Público para evitar exposição prolongada dos animais ao calor”, explicou Messias.
Apoio ao público e reforço no atendimento médico
Para dar mais conforto aos participantes, a Secretaria vai instalar banheiros ao longo da Via Chico Mendes. “Antes, muitos precisavam sair do trajeto para ir a postos ou estabelecimentos, o que causava atrasos. Isso agora será resolvido”, disse o secretário.
O evento também contará com presença da PRF, PM, Corpo de Bombeiros, duas ambulâncias e motos do SAMU. “Sempre há pessoas que passam mal com o calor. Estamos preparados para isso”.
Bem-estar animal será fiscalizado por diversos órgãos
A segurança dos animais será prioridade. “Para nós, os animais são as estrelas do evento”, afirmou Messias. “Eles devem estar vacinados, sem ferimentos e não poderão ser montados por mais de uma pessoa. Está proibido o uso de esporas e qualquer tipo de maus-tratos”.
A fiscalização será feita por equipes do IDAF, CMEA, Prefeitura e Ministério Público, com apoio de veterinários presentes no local.
Rainha do rodeio terá nova dinâmica e voto popular
Por conta da reforma no Palácio Rio Branco, a eleição da rainha e princesa do rodeio acontecerá no auditório do Detran, no dia 24 de julho, às 19 horas. Segundo Messias, as demais candidatas terão uma nova chance: disputar o título de Madrinha da Popularidade, por voto popular nos três primeiros dias da feira, por meio de totens espalhados no parque.
“É uma forma de envolver mais o público e valorizar as meninas que participam do concurso. Vamos dar ainda mais brilho ao início da Expoacre”, concluiu o secretário.