Com a proposta de manter a tradição, mas com ajustes que priorizam a organização e a segurança, o governo do Acre prepara a realização da Cavalgada que abrirá oficialmente a Expoacre 2025, no próximo dia 26. A principal novidade deste ano será a ausência das tradicionais comitivas de caminhonetes no percurso. Em vez disso, trios elétricos darão o tom da festa, animando cavaleiros, quadriciclos, jipes e pedestres que participarão do evento.
O planejamento da Cavalgada foi debatido nesta sexta-feira, 11, em reunião na Casa Civil, com representantes de diversos órgãos do Estado, do Ministério Público Estadual e da Polícia Rodoviária Federal. A coordenação do evento está a cargo da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete).
“Como no ano passado tudo transcorreu com tranquilidade, faremos apenas ajustes pontuais. A expectativa é realizar uma cavalgada bonita e segura, tanto para quem vai desfilar quanto para quem vai assistir”, afirmou o titular da Sete, Marcelo Messias.
A segurança pública será um dos pontos fortes da organização. O evento contará com policiamento ostensivo da Polícia Militar, 80 agentes de segurança privada e videomonitoramento ao longo do trajeto. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará presente, com duas ambulâncias e duas motolâncias equipadas.
Para o diretor de Operações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Atahualpa Ribera, o planejamento integrado das forças de segurança vai garantir tranquilidade ao público. “Todos os órgãos do sistema estarão atuando de forma unificada, para assegurar um ambiente seguro a todos os participantes”, destacou.
A Cavalgada marca o início da Expoacre 2025, que acontecerá entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco. A feira completa este ano sua 50ª edição e promete uma ampla programação de negócios, cultura e entretenimento.