Cinco casos suspeitos de sarampo seguem em investigação no Acre, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) nesta segunda-feira, 28. Até o momento, o estado registrou 28 notificações em 2025, sendo 23 já descartadas e nenhuma confirmação da doença.
Rio Branco concentra dois dos casos ainda em análise, assim como Brasileia, que também investiga duas ocorrências. O quinto caso é monitorado em Porto Acre.
Os demais municípios com notificações — Assis Brasil, Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó e Sena Madureira — já tiveram todos os registros descartados. Uma ocorrência notificada de um paciente de Cobija, na Bolívia, que foi atendido em Rio Branco, também foi descartada.
Por conta dos registros de casos na Bolívia e notificações suspeitas no Acre, o governo do estado decretou, no último dia 17, situação de emergência em saúde pública por causa do sarampo, com vigência de 90 dias.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, capaz de infectar até 90% das pessoas suscetíveis ao contato, e pode causar complicações graves, como sequelas imunológicas e mortes.
Para conter a ameaça, 51.320 doses da vacina contra o sarampo já foram distribuídas às cidades do Acre e 20.545 aplicadas em todo o Acre, desde 24 de junho. A Sesacre reforça a importância da imunização de crianças, adolescentes e adultos, especialmente aqueles com doses atrasadas.