O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Acre (DCE/Ufac) lamentou, por meio de nota pública, a morte de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) em um grave acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 16, na BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás.
A tragédia envolveu dois dos quatro ônibus de um comboio que se deslocava para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia, e deixou pelo menos cinco mortos — entre eles, três estudantes e dois motoristas — além de vários feridos.
Alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Instituto Federal do Acre (Ifac) também estão a caminho do evento. Ao todo, são três ônibus com cerca de 115 estudantes das instituições, vindos tanto da capital quanto do interior do estado.
Uma das estudantes acreanas em viagem, que preferiu não ser identificada, falou ao portal A GAZETA sobre o impacto emocional causado pela tragédia. “Estamos indo em três ônibus, e está todo mundo arrasado. Estamos quase chegando em Goiânia já”, relatou a estudante.
Em nota, o DCE/Ufac prestou solidariedade às famílias das vítimas, à comunidade da UFPA e aos demais estudantes que participam do congresso da UNE.
“Ver vidas interrompidas a caminho de um espaço de formação política e coletiva é profundamente devastador. Reafirmamos nosso compromisso com a luta por condições seguras de deslocamento estudantil, pela valorização da vida e pelo direito de sonhar e lutar por um país melhor”, diz a nota do DCE.
O acidente
Segundo o Corpo de Bombeiros de Goiás, o acidente aconteceu por volta das 2h da madrugada no km 4 da BR-153, quando uma carreta invadiu a contramão e colidiu de frente com o primeiro ônibus do comboio, que levava 25 alunos, dois motoristas e um orientador. Quatro pessoas morreram no local — entre elas, o motorista e três estudantes. O condutor da carreta também não resistiu aos ferimentos. O passageiro do caminhão foi socorrido com lesões graves.
O segundo ônibus do comboio foi atingido, mas ninguém se feriu. Os outros dois veículos não chegaram a se envolver diretamente na colisão. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades rodoviárias.
Veja nota na íntegra:
É com profunda tristeza que o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Acre (DCE/UFAC) recebe a notícia do trágico acidente ocorrido na madrugada desta terça-feira (16), na BR-153, na cidade de Porangatu-GO, envolvendo um comboio de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que se deslocava para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia.
O acidente, causado pela invasão de pista por uma carreta, resultou na morte de ao menos cinco pessoas, entre elas três estudantes da UFPA, além de deixar outros feridos em estado grave. O ônibus atingido levava alunos, motoristas e um orientador da universidade, todos mobilizados em defesa da educação pública.
Estudantes da Universidade Federal do Acre também participam deste congresso, o que torna essa tragédia ainda mais próxima e dolorosa para toda nossa comunidade acadêmica. A UNE, enquanto entidade histórica da luta estudantil, representa sonhos, resistência e esperança. Ver vidas interrompidas a caminho de um espaço de formação política e coletiva é profundamente devastador.
Nos solidarizamos com as famílias das vítimas, com a comunidade da UFPA e com todos os estudantes que vivenciam este momento de dor. Que a memória das vítimas seja honrada com justiça, acolhimento e respeito.
Reafirmamos nosso compromisso com a luta por condições seguras de deslocamento estudantil, pela valorização da vida e pelo direito de sonhar e lutar por um país melhor. Que tragédias como essa nunca mais se repitam.