Moradores de dez cidades do Acre têm a oportunidade de se vacinar contra o sarampo neste sábado, 26, do Dia D de vacinação, ação promovida em meio ao aumento das notificações da doença no estado e ao avanço dos casos confirmados na Bolívia, país vizinho. A campanha ocorre em Rio Branco, Acrelândia, Assis Brasil, Capixaba, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Feijó, Mâncio Lima e Manoel Urbano.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), 67.890 doses da vacina foram distribuídas entre 24 de junho e 24 de julho, e 17.641 já foram aplicadas no período.
A vacinação segue as seguintes orientações por faixa etária:
- 6 meses a 11 meses e 29 dias: dose zero (capital e municípios de fronteira);
- 1 a 4 anos: 1ª dose aos 12 meses e 2ª aos 15 meses;
- 5 a 29 anos: é necessário ter ao menos duas doses registradas na caderneta, independentemente da idade em que foram aplicadas;
- 30 a 59 anos: é necessário ter ao menos uma dose registrada na caderneta.
Apesar de o Acre não registrar casos confirmados de sarampo desde 2000, o estado contabiliza 28 notificações em 2025, sendo 20 já descartadas e oito ainda em investigação, segundo último boletim divulgado pela Sesacre nessa sexta-feira, 25.
As notificações estão distribuídas por nove municípios, com destaque para Rio Branco (3 casos em análise) e Brasiléia (2). Cruzeiro do Sul, Porto Acre e Acrelândia registram um caso sob investigação cada.
A Sesacre reforça que, mesmo com a estabilidade local, a vacinação é essencial diante do avanço da doença na Bolívia, que já confirmou 161 casos de sarampo neste ano, além de 1.302 casos em investigação e 1.141 descartados, de acordo com autoridades de saúde bolivianas.
Pontos de vacinação
Em algumas cidades, a mobilização conta com postos fixos e equipes itinerantes. Entre eles:
Xapuri: Unidade Tia Vicência (centro), José Francisco Silva (Sibéria) e equipes em mercados, empresas, quartel e delegacia;
Acrelândia: UBS Norton Vitorino;
Brasiléia: Ponte Wilson Pinheiro, Unidade Antônio Monteiro e Farmácia Municipal;
Epitaciolândia: Praça Edmundo Pinto e Unidade José Francisco do Nascimento;
Assis Brasil: Praça da Alfândega;
Plácido de Castro: UBS Maria de Fátima, Dolores da Silva Valentin, Lúcio Alves, João de Deus e Francisco de Castro (Distrito de Campinas);
Rio Branco: Todas as Uraps, Policlínica Barral y Barral, UBS Cidade do Povo.