Agora é oficial: as empresas de transporte coletivo urbano de Rio Branco estão obrigadas a disponibilizar a opção de pagamento de tarifas por meio do sistema Pix. A Lei Municipal nº 2.574, de 4 de junho de 2025, foi publicada na edição desta quarta-feira, 2, do Diário Oficial do Estado (DOE), após ter sido sancionada pelo prefeito Tião Bocalom no último dia 25 de junho.
A nova legislação garante que os usuários do transporte público poderão pagar suas passagens diretamente pelo celular, via QR Code, sem taxas adicionais e independentemente da instituição financeira ou sistema operacional utilizado. O método promete mais agilidade e segurança para passageiros e trabalhadores do setor, reduzindo a necessidade de circulação de dinheiro em espécie.
O superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, afirma que o novo sistema responde ao avanço da tecnologia e às necessidades do dia a dia. “Com a tecnologia, é muito difícil você ter dinheiro no bolso. Isso facilita o pagamento e melhora a dinâmica do transporte coletivo”, destacou.
O vereador Samir Bestene, autor da proposta, comemorou a sanção da lei e lembrou que a medida também atende a pedidos da população. “Visa facilitar a agilidade no transporte público e dar mais segurança tanto para os passageiros quanto para os motoristas e cobradores”, disse.
Durante a sanção, Bocalom afirmou que a Prefeitura de Rio Branco tem trabalhado para facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo. “O pagamento via Pix já pode estar sendo feito. Nosso sistema é eficiente. Enquanto em outras cidades um pagamento demora dias, aqui ele é confirmado em até 10 segundos”, garantiu.
A Prefeitura informou que o prazo de implantação total do sistema é de até 30 dias, período em que serão feitos ajustes técnicos e orientações ao público. A regulamentação, com o cronograma de adequações pelas empresas de ônibus, será definida pelo Executivo Municipal.