Você fez uma reforma, mudou de casa ou apenas resolveu se livrar de objetos acumulados — papelões, restos de móveis, equipamentos eletrônicos quebrados — e não sabe onde jogar tudo isso? Em Rio Branco, a solução é o Ecoponto, localizado no Conjunto Tucumã.
Inaugurado em outubro de 2017, o espaço é o único da cidade com estrutura pública voltada ao descarte correto de resíduos sólidos que não devem ser jogados no lixo comum nem deixados nas calçadas. O Ecoponto integra o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e é administrado pela Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI).
O que pode ser descartado
Entre os materiais aceitos estão papelão, madeira, ferro, resíduos de jardinagem (como galhos e folhas), plásticos, pneus, arames, vidros, pilhas, baterias, eletroeletrônicos e resíduos industriais.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 17h. Qualquer morador pode acessar o local e deixar seus resíduos, desde que devidamente separados.

Após o descarte feito pela população, os resíduos podem seguir para três destinos diferentes:
- Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE) – onde resíduos inservíveis, como pneus, passam por tratamento.
- Cooperativa CATAR – formada por catadores de materiais recicláveis, a cooperativa reaproveita resíduos para transformá-los em novos produtos ou em matéria-prima.
- Aterro de Inférteis – recebe resíduos como restos de madeira, ferro e entulho de obras. Fica localizado na rodovia Transacreana.
Foto: Assecom
O diretor operacional de limpeza pública da SMCCI, Anderson Santana, destaca a importância do espaço. “O Ecoponto é uma ferramenta, um instrumento importantíssimo para a execução e o gerenciamento dos resíduos.”