A Expoacre 2025, que acontece entre 26 de julho e 3 de agosto no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, promete não ser marcada apenas por grandes atrações e negócios, mas também por uma forte instabilidade climática. Segundo previsão divulgada nesta sexta-feira, 25, pelo pesquisador meteorológico Davi Friale, os dias do evento terão “um pouco de tudo”: calor intenso, noites frias, baixa umidade do ar, chuvas frequentes e até risco de temporais.
Friale destaca que o último fim de semana de julho será de muito calor durante o dia, com baixa umidade do ar. Apesar do tempo seco, há chance de pancadas rápidas e isoladas de chuva, principalmente no centro do estado e no Vale do Juruá.
Na segunda-feira, 28, o clima começa a mudar com a chegada de uma massa de ar úmido, deixando o calor abafado e provocando chuvas em diversas regiões do Acre. O pesquisador alerta que, a partir de terça-feira, 29, uma fraca onda de frio polar chegará ao estado, trazendo ventos, temperaturas mais amenas e alta probabilidade de temporais, com raios e ventanias.
Conforme Friale, as mínimas podem variar entre 15°C e 18°C na quarta-feira, 30, em Rio Branco e no vale do Rio Acre. Apesar disso, o sol deve predominar durante o dia, fazendo a temperatura subir gradualmente, sem excesso.
Nos dias finais da feira, o calor volta a predominar, mas com possibilidade de chuvas pontuais e passageiras, principalmente no período diurno.