Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Funai abre seleção com 155 vagas para atuação no Acre na proteção de indígenas isolados

Funai abre seleção com 155 vagas para atuação no Acre na proteção de indígenas isolados

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) abriu um Processo Seletivo Simplificado (PSS) com 155 vagas imediatas para atuação no Acre, por meio da Frente de Proteção Etnoambiental (FPE) Envira. As inscrições são gratuitas, presenciais e ocorrem entre os dias 18 e 22 de agosto de 2025.

O objetivo da seleção é reforçar as ações de proteção aos povos indígenas isolados e de recente contato, em cumprimento às decisões das Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 709 e 991. Os selecionados atuarão em funções temporárias de auxiliares, agentes e especialistas de Proteção Etnoambiental, com lotação em diversas frentes de trabalho vinculadas à Diretoria de Proteção Territorial (DPT) da Funai.

No total, o processo prevê mais de mil vagas distribuídas entre o Distrito Federal e os estados da Amazônia Legal, com destaque para o Acre, que concentra a terceira maior oferta de vagas entre as Frentes de Proteção, ficando atrás apenas das frentes Vale do Javari (201 vagas) e Yanomami e Ye’kuana (209 vagas), ambas no Amazonas e Roraima.

Além do Acre, também há oportunidades para atuação nas FPEs dos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima, com cronogramas distintos. No caso da FPE Envira, os candidatos selecionados desempenharão ações em áreas sensíveis da floresta, contribuindo diretamente para a preservação de territórios e da vida dos povos indígenas que vivem em isolamento voluntário ou em processo de recente contato.

O processo seletivo também prevê formação de cadastro de reserva e reserva de vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Outras informações, como funções específicas, critérios de seleção e locais de inscrição, estão disponíveis na página do PSS no site oficial da Funai: www.gov.br/funai.

Sair da versão mobile