Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Gamificação na Expoacre transforma visitantes em caçadores de prêmios com o jogo Expogo

Gamificação na Expoacre transforma visitantes em caçadores de prêmios com o jogo Expogo

Foto: Kauã Lucas

Imagina passear pela Expoacre, se divertir e ainda ganhar prêmios por isso? Pode acreditar: não é feitiçaria, é tecnologia e inovação amazônica! A feira, realizada em Rio Branco, ganhou um toque lúdico com o Expogol, um jogo web que transforma cada visita aos estandes em uma verdadeira aventura interativa. A iniciativa é assinada pelo Instituto de Mulheres da Amazônia (IMA) em parceria com a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict).

“A gente trouxe um pouco de inovação para a feira, para estimular o engajamento do público e também trazer ali brindes, prêmios, que é o que todo mundo gosta”, explica Sara Soares, desenvolvedora do projeto de gamificação.

Gamificação na Expoacre transforma visitantes em caçadores de prêmios com o jogo Expogo
Com troca de pontos, quem estiver na Expoacre concorre a prêmios e ganha lembrancinhas. Foto: Kauã Lucas

O funcionamento é simples: o participante acessa o jogo pelo celular — sem necessidade de download — e, ao visitar os estandes, escaneia QR Codes para capturar criaturas mágicas inspiradas na fauna amazônica, como o “Chico”, o macaco barrigudo, e o “Purosaurus”. Além de viver uma experiência divertida, os visitantes acumulam pontos que podem ser trocados por brindes e participam de sorteios diários e prêmios especiais no fim do evento.

“Em apenas uma hora do lançamento, mais de 70 pessoas já estavam acessando o aplicativo, visitando estandes e participando dos desafios. Todos os estandes já foram visitados!”, comemora Sara, ressaltando o impacto direto na visibilidade dos pequenos empreendedores que expõem na feira.

E tem mais: todos os dias o jogo é atualizado com novos desafios e criaturas lendárias, tornando a experiência sempre fresca e estimulante. “Amanhã você vai poder caçar a Formi, o Chico e vários outros elementos encantados que a gente trouxe aqui para a feira”, destaca a desenvolvedora.

Para quem sempre sonhou em viver como um mestre Pokémon — versão amazônica —, a Expoacre oferece agora uma oportunidade única de explorar, se conectar com os empreendedores locais e ainda sair com lembrancinhas no bolso. Tudo isso enquanto fortalece a economia criativa da região.

“A ideia é essa: engajar, divertir e fortalecer os negócios locais. E tudo isso de forma leve, acessível e encantadora”, conclui Sara.

Sair da versão mobile