Um homem foi condenado a 16 anos e 4 meses de reclusão, em regime fechado, por tentativa de feminicídio contra a companheira em Epitaciolândia, no interior do Acre. A sentença foi proferida pela Vara Única do município após júri popular. O réu também deverá pagar indenização de R$ 7.590 à vítima.
Conforme o Tribunal de Justiça do Acre, durante o julgamento, o acusado confessou o crime, que ocorreu dentro do banheiro da casa da vítima, onde ela foi atacada com dois golpes de faca no pescoço, além de sofrer lesões no rosto e no braço. A mulher, que já apresentava quadro depressivo, teve o estado de saúde mental agravado após o episódio e ficou com incapacidade total para o trabalho.
Segundo o processo, o crime foi cometido na presença do filho da vítima, que interveio ao ver a mãe sendo esfaqueada. O menino chegou a golpear o padrasto e conseguiu impedir a consumação do crime, possibilitando que a mulher fosse socorrida.
O réu já tinha maus antecedentes criminais e, conforme consta nos autos, fazia uso de drogas. No dia da tentativa de feminicídio, ele teria furtado dinheiro da companheira para comprar entorpecentes. O uso de substâncias ilícitas foi considerado agravante na fixação da pena.
A juíza Joelma Nogueira destacou a brutalidade do crime. “As circunstâncias do crime revelam-se extremamente graves, haja vista ter sido cometido em ambiente doméstico, especificamente no banheiro da residência, local que deveria representar segurança e intimidade para a vítima, mas que se converteu em um cenário de violência brutal”, afirmou na sentença.
Da decisão, ainda cabe recurso.