Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo durante o Dia D no Acre

Mais de mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo durante o Dia D no Acre

Foto: Cedida

Mais de mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo neste sábado, 26, durante o Dia D de imunização realizado em dez cidades do Acre.

De acordo com balanço parcial divulgado neste domingo, 27, pela Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), 1.098 doses foram aplicadas ao longo do dia, em uma ação voltada para reforçar a proteção da população diante do aumento das notificações da doença no estado e do avanço de casos confirmados na Bolívia, país vizinho.

Mâncio Lima liderou o número de aplicações, com 348 doses registradas. Também se destacaram Epitaciolândia (153) e Acrelândia (150). Em Plácido de Castro foram aplicadas 108 doses, em Manoel Urbano 88, em Rio Branco 73, em Brasiléia 74, em Xapuri 70 e em Assis Brasil 34. Capixaba, um dos municípios participantes, não registrou vacinados até o momento.

Entre 24 de junho e 24 de julho, a Sesacre já havia distribuído 67.890 doses aos municípios, com 17.641 aplicações confirmadas antes do Dia D.

Notificações de casos no Acre

Embora o Acre não registre casos confirmados de sarampo desde 2000, o estado soma em 2025 um total de 28 notificações, sendo 20 já descartadas e oito ainda em investigação, segundo o último boletim da Sesacre.

As análises estão concentradas em nove cidades, com destaque para Rio Branco (3) e Brasiléia (2). Cruzeiro do Sul, Porto Acre e Acrelândia têm um caso sob investigação cada.

Sair da versão mobile