Rio Branco recebe, até o próximo dia 27 de julho, uma verdadeira imersão no universo do Maracatu Nação! O projeto ‘Maracatu: Aproximando Baques’, do Maracatu Pé Rachado, está promovendo uma oficina gratuita que vai apresentar os instrumentos e ritmos desse importante patrimônio cultural pernambucano. As aulas acontecem de 22 a 27 de julho, das 18h30 às 20h30, no Casarão, localizado na Avenida Brasil, no Centro da cidade.
De acordo com o representante do Maracatu Pé Rachado, Guto Rio, o evento conta com a participação de oficineiros da Nação do Maracatu Porto Rico, umas das maiores nação do Brasil, que foi fundada em 1916.
“É uma oficina muita rica, pois sabemos o quanto é difícil conseguir trazer esses oficineiros para Rio Branco, no Acre. E tem um valor enorme, para além do financeiro: o Maracatu e a espiritualidade andam lado a lado, não se separam, é uma brincadeira que tem que ser feita com respeito”, enfatiza Guto.
Esta é a terceira edição do projeto, aprovado no edital de formação da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc, de modo que a oficina é voltada para instrumentos agbê, alfaia, caixinha e gonguê, que compõem o Maracatu Nação, também conhecido como Maracatu de Baque Virado, sendo esses
É essencial que cada participante leve sua garrafa de água. Interessados devem entrar em contato pelo número (68) 99980-4325.