Mesmo com a chuva que atingiu a capital, uma multidão lotou o Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, para acompanhar a abertura oficial do rodeio da 50ª Expoacre, na noite desta segunda-feira, 28. O evento começou com um espetáculo pirotécnico que iluminou o céu da capital e marcou o início de quatro noites de montarias que prometem agitar o público.
A largada foi dada pelo governador Gladson Camelí, que destacou a importância do evento para a economia e para a tradição cultural acreana. “O sentimento é de gratidão. Essa festa é resultado de uma união de esforços, gerando bons negócios, oportunidades e desenvolvimento para o nosso estado. São 50 anos de tradição e queremos que a próxima edição seja ainda melhor”, disse.

A competição reúne 52 peões de diferentes localidades, sendo 40 naturais do Acre. Cruzeiro do Sul se destaca como o município com maior número de representantes, somando seis peões. Na sequência estão Rio Branco, com cinco inscritos, e os municípios de Sena Madureira, Porto Acre e Assis Brasil, com quatro competidores cada. A disputa também conta com a participação de peões vindos de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.
A programação do rodeio inicia todos os dias às 19h30, com as chamadas dos competidores. Nesta segunda e terça-feira, 26 peões se apresentam por noite, totalizando 52 montarias. Na quarta, os 20 melhores retornam à arena. A grande decisão acontece na quinta-feira, 31, com semifinal e final, que definirão os cinco melhores competidores.
O campeão do rodeio ganhará uma caminhonete zero quilômetro. O segundo colocado será premiado com uma moto Honda, e os demais finalistas receberão prêmios em dinheiro.
