O governador do Acre, Gladson Camelí recebeu nesta terça-feira, 22, no Palácio Rio Branco, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que está em visita ao estado por ocasião da 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas – Etapa Sumaúma. O evento marca uma série de ações preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para acontecer ainda este ano.
“Depois de 10 anos sem conferência, vamos realizar a 5ª Conferência Nacional de Política para as Mulheres. E o Acre está sendo exemplo, com conferências previstas nos 22 municípios do estado”, destacou a ministra, evidenciando o protagonismo acreano nas políticas públicas voltadas às mulheres.
A ministra também esteve presente na Conferência Regional das Mulheres Indígenas, demonstrando apoio à articulação inédita que culminará, em agosto, na 1ª Conferência Nacional de Mulheres Indígenas. “Esse espaço é de escuta, de construção coletiva, de poder sonhar com um mundo de paz, sem violência, onde as mulheres se sintam protegidas e valorizadas”, afirmou Márcia Lopes.
O governador Gladson Camelí reiterou o compromisso do estado com a pauta. “Um bom homem cuida das mulheres. Que fique o desafio: vamos estar juntos na conferência estadual, no dia 11 de agosto, aqui em Rio Branco”, declarou. Para ele, a mobilização é essencial para “diminuir as diferenças e construir um estado novo, um país mais digno”.
Também presente no encontro, a secretária extraordinária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, enfatizou a importância da construção coletiva de um plano que contemple os principais eixos de demandas das mulheres indígenas. “Saúde, educação, gestão territorial, impactos ambientais e eventos extremos são fundamentais. O compromisso do governo federal e do estadual é claro”, disse.
Ver essa foto no Instagram