Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mortes violentas sobem no Acre no 1º semestre de 2025; Rio Branco concentra mais da metade dos casos

Mortes violentas sobem no Acre no 1º semestre de 2025; Rio Branco concentra mais da metade dos casos

O Acre registrou 92 mortes violentas intencionais no primeiro semestre de 2025, um aumento de 2,22% em relação aos 90 casos do mesmo período do ano anterior. Os dados são do Painel de Acompanhamento do Ministério Público do Acre (MPAC). A capital, Rio Branco, concentra 57,6% das ocorrências, com 53 homicídios.

Cruzeiro do Sul aparece como o segundo município mais violento, com 13 casos (14,13%), seguido por Epitaciolândia e Sena Madureira, com três registros cada (3,26%).

O levantamento aponta que os sábados são os dias com mais assassinatos, somando 19,57% dos casos, seguidos das sextas-feiras (15,22%) e de domingos e terças-feiras (14,13% cada).

Conflitos entre facções criminosas e o tráfico de drogas são as principais causas das mortes, relacionados a 38,04% dos casos. Motivos torpes e consumo de álcool aparecem em segundo lugar, com 23,91%, enquanto 21,74% ainda estão sob investigação. A violência decorrente de intervenções policiais representa 5,43% dos registros, e os feminicídios, 4,35%.

A maioria das vítimas é do sexo masculino (85), parda (77) e com idade entre 30 e 34 anos. O período noturno é o mais letal, concentrando 34 mortes.

Sair da versão mobile