O Rio Acre amanheceu com 1,76 metro nesta segunda-feira, 14, em Rio Branco, segundo dados da Defesa Civil Municipal. O nível representa uma nova redução no volume do manancial, que no domingo, 13, marcava 1,77 metro. A capital acreana segue sem registro de chuvas há mais de 20 dias.
Desde o dia 1º de julho, o rio não ultrapassa os 2 metros e vem apresentando quedas diárias de até três centímetros, mantendo a tendência de agravamento. O manancial vem atingindo a pior marca do ano a cada novo boletim.
A projeção da Defesa Civil é que o nível possa atingir 1,5 metro até o fim do mês. “A tendência natural é continuar baixando. A manter esse ritmo, até o final do mês ele vai estar com um nível de um metro e meio.”, afirmou o coordenador do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Diante da estiagem prolongada, a prefeitura colocou em prática o Plano de Contingência Municipal e deu início à Operação Estiagem, com ações emergenciais para o abastecimento de água potável em comunidades rurais sem acesso à rede regular. A operação deve se estender até dezembro.