Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

No Acre, trabalhadores da Saúde pública anunciam greve geral para início de agosto

No Acre, trabalhadores da Saúde pública anunciam greve geral para início de agosto

Os sindicatos dos trabalhadores da Saúde marcaram para o dia 5 de agosto a greve geral das categorias, caso o governo do Acre não atenda às demandas exigidas. A informação é do deputado estadual Adailton Cruz (PSB), que representa esses servidores na Assembleia Legislativa (Aleac).

Eles cobram agilidade na finalização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), negociação que já se arrasta há mais de um ano, além de reajuste salarial de 20% – referentes às perdas inflacionárias desde 2019 – e ampliação dos auxílios alimentação e saúde para R$ 1 mil, cada.

Na semana passada, trabalhadores se reuniram com o governo para apreciarem a proposta de cronograma de conclusão do PCCR, que não agradou os servidores.

A Secretaria de Saúde (Sesacre) pediu até 30 de julho para fazer as correções no plano e enviar o documento à Secretaria de Administração (Sead), que, por sua vez, teria até 30 de agosto para se posicionar.

O prazo final pedido pelo governo para liberar sua versão definitiva do PCCR para apreciação pelos servidores e posterior votação na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi 30 de setembro.

No entanto, os trabalhadores criticaram os prazos. Além de mais agilidade no calendário, eles pedem que o governo ajuste, na proposta do PCCR, as diferenças na tabela dos profissionais de assistência de nível superior. Na versão inicialmente apresentada, esse grupo ficou com valores menores que as demais categorias.

Se o estado atender a essas demandas, a greve será suspensa.

Sair da versão mobile