O calor intenso predomina no Acre até a próxima quarta-feira, 16, mas a partir de quinta, 17, uma nova onda de frio, a sexta friagem do ano, chega ao estado com queda rápida nas temperaturas e ventos fortes, segundo previsão divulgada nesta segunda, 14, pelo pesquisador meteorológico Davi Friale.
Até quarta-feira, os municípios acreanos enfrentam dias de muito sol e calor, com temperaturas máximas entre 32°C e 35°C, podendo até registrar recordes de calor do ano. No entanto, a partir de quinta, a temperatura começa a cair no leste e no sul do Acre, incluindo Rio Branco, Sena Madureira e Brasileia.
Essa friagem não será tão intensa nem duradoura quanto a anterior, mas as mínimas devem ficar abaixo de 16°C entre sexta-feira, 18, e domingo, 20. Para efeito de comparação, até agora as temperaturas mais baixas do ano foram 12,1°C em Rio Branco e 10,9°C em Epitaciolândia.
Além da queda de temperatura, o Acre enfrenta uma baixa umidade do ar. No último domingo, 13, Rio Branco registrou a menor umidade relativa do ano, com 32%, e há alta probabilidade de os índices caírem ainda mais nos próximos dias, podendo ficar abaixo dos 30%, o que representa estado de atenção para a saúde da população.