O Acre registra agora seis casos suspeitos de sarampo em investigação, de acordo com atualização divulgada nesta sexta-feira, 18, pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Até o momento, o estado contabiliza 17 notificações da doença, sendo 11 já descartadas e nenhuma confirmada.
Os casos em investigação estão distribuídos nos municípios de Epitaciolândia (1), Assis Brasil (1), Rio Branco (2) e Brasiléia (2). As notificações descartadas ocorreram em Porto Acre (2), Feijó (1), Sena Madureira (2), Cruzeiro do Sul (2), Epitaciolândia (1), Assis Brasil (1), Brasiléia (1) e Cobija, na Bolívia (1), este último notificado em Rio Branco.
O governo do Estado decretou situação de emergência na quinta-feira, 17, por conta do surto de sarampo que atinge a Bolívia, país que faz fronteira com o Acre. A medida visa intensificar as ações de prevenção e controle da doença, com reforço na vacinação e monitoramento de possíveis casos suspeitos.
Equipes do Ministério da Saúde também estão no estado para auxiliar na intensificação da vacinação e na vigilância epidemiológica.
A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde. Ela é indicada para crianças a partir de 12 meses, com reforço aos 15 meses, e para adultos de até 59 anos.