A força da tradição regional aliada à união de esforços. É assim que o 8º Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul promete ser ainda maior este ano, principalmente com a parceria entre a prefeitura do município e o Sebrae no Acre, oficializada na noite desta quarta-feira, 30, durante a Expoacre 2025.
O evento será realizado de 27 a 30 de agosto e terá como foco valorizar a cultura local, fortalecer os produtores rurais e movimentar a economia de toda a região do Vale do Juruá.
De acordo com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, a assinatura do termo de colaboração entre o Sebrae e a Prefeitura marca um novo momento para o festival, considerado a segunda maior feira de negócios do Vale do Juruá.
“Essa parceria divide responsabilidades e soma esforços. O Sebrae vai cuidar de parte da estrutura, como tendas, banheiros químicos e logística, enquanto a Prefeitura entra com outros recursos. Quando unimos Sebrae, Prefeitura e governo, as coisas acontecem com mais facilidade — e com mais qualidade para o cidadão”, destacou.
Além de ser uma vitrine para a rica cultura da região, o evento é um importante para a economia, segundo explicou o diretor técnico do Sebrae no Acre Kleber Campos. “Queremos preparar um ambiente acolhedor, mas acima de tudo, fortalecer a agricultura familiar e os pequenos negócios. O Festival da Farinha movimenta todo o comércio local, beneficia produtores e atrai turistas de vários estados”, afirmou.
Durante os quatro dias de festival, os visitantes poderão acompanhar a produção da farinha em duas casas de farinha — uma mecanizada e outra tradicional — além de participar de feiras gastronômicas e experimentar diversos derivados da mandioca, como beiju e tapioca. Agricultores locais também terão espaço para expor e comercializar seus produtos.
A expectativa é grande. Segundo a organização, esta edição promete ser uma das mais estruturadas, com foco na geração de renda, na valorização do saber popular e no fomento ao empreendedorismo. “É uma festa onde os agricultores mostram seu talento e tudo o que produzem a partir da mandioca. Toda a sociedade ganha com isso”, reforçou o prefeito.
Ver essa foto no Instagram