A partir de agora, todos os veículos que prestam serviços de mototáxi e motofrete em Rio Branco terão que passar por vistoria anual obrigatória, conforme determina a portaria da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) publicada nesta quarta-feira, 23, do Diário Oficial do Estado (DOE).
A medida visa atualizar os critérios técnicos de segurança, com atenção especial aos equipamentos de proteção, documentação e condições dos veículos, além da padronização visual.
Entre as novidades, está a permissão para o uso de alças metálicas (protetores de carenagem) em substituição ao tradicional “mata-cachorro”, desde que atendam às especificações técnicas que garantam segurança e estabilidade durante a condução. Os permissionários terão prazos definidos para adequação e deverão apresentar seus veículos, capacetes, coletes e demais acessórios para avaliação da RBTRANS.
A fiscalização ficará a cargo do órgão municipal e poderá ser realizada não só anualmente, mas também a qualquer momento, inclusive em casos de substituição do veículo ou denúncias formais. O objetivo da portaria é assegurar um transporte mais seguro para os profissionais e usuários do serviço.