Com as obras do Complexo Viário Ceará/Getúlio Vargas, um dos cruzamentos mais movimentados de Rio Branco, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), se antecipou e começou a estudar rotas alternativas para garantir a fluidez do trânsito e planejando até acesso especial para a Expoacre, segundo informações confirmadas ao portal A GAZETA pelo superintendente da autarquia, Clendes Vilas Boas.
A principal mudança prevista no plano é a transformação da Avenida Getúlio Vargas em mão dupla, o que permitirá o tráfego das linhas de ônibus que seguem em direção aos bairros Calafate e Ufac. Já o retorno ao Terminal Urbano será feito pelas ruas Floriano Peixoto e Rui Barbosa, com fluxo invertido em relação ao trajeto habitual. A alteração temporária afetará todas as linhas de transporte coletivo que normalmente passam pelo trecho interditado.
Segundo Vilas Boas, os ajustes são essenciais, mas provisórios. “Sabemos que uma obra desse porte gera impactos, mas é um sacrifício momentâneo para garantir melhorias no futuro. Os benefícios serão permanentes”, afirmou.
A RBTrans informou que será implantada uma rota especial para atender o público da Expoacre, maior feira agropecuária e de negócios do Estado, que ocorrerá durante o período de obras. “As alternativas já vinham sendo estudadas há algum tempo, mas, para este ano, fizemos um aprimoramento considerando o impacto positivo que o evento deve gerar para a economia local”, destacou Vilas Boas.
As rotas alternativas, já estudadas e validadas tecnicamente, serão anunciadas nos próximos dias pelo prefeito Tião Bocalom e pelo governador Gladson Cameli, com ampla divulgação nos meios de comunicação e redes sociais. A RBTrans reforça que o plano de mobilidade será atualizado conforme a necessidade, mantendo o compromisso com a segurança e o bem-estar da população.