O Rio Acre amanheceu nesta segunda-feira, 7, com 1,88 metro em Rio Branco, segundo dados da Defesa Civil Municipal. O nível representa uma redução de 3 centímetros em relação ao registrado no domingo, 6, quando o manancial marcava 1,91 metro. A capital acreana segue sem registro de chuvas nas últimas 24 horas.
Este é o 20º dia consecutivo de queda no nível do rio, que não ultrapassa os 2 metros desde o dia 1º de julho. Desde então, o manancial vem apresentando recuo diário e, segundo a Defesa Civil, a tendência é de agravamento nas próximas semanas.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, confirmou que o rio tem baixado entre dois e três centímetros por dia e que a previsão é de que o nível atinja 1,5 metro até o fim do mês.
“Conforme nós sempre falamos, a tendência natural é continuar baixando. Já está em 1,88 metro e, a manter esse ritmo, até o final do mês ele vai estar com um nível de um metro e meio. Eu não vou falar preocupante, mas temos que estar preparados para isso”, afirmou o oficial.
Diante do cenário, o órgão iniciou nesta segunda-feira, 7, a Operação Estiagem, que integra o Plano de Contingência municipal para enfrentamento dos efeitos da seca na capital.