Rio Branco registrou dois recordes nesta quarta-feira, 16, segundo informações do pesquisador climático Davi Friale no portal O Tempo Aqui: a maior temperatura, com 34,9ºC, e a mais baixa umidade relativa do ar, com apenas 27%, entrando no estado de atenção para a saúde humana.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma umidade relativa do ar abaixo de 30% é considerada uma situação de alerta, indicando a necessidade de atenção redobrada
Para se ter uma noção, a média da umidade do ar, na capital acreana, é de 80%, e, quando este número é abaixo de 30%, pode ocorrer problemas como ressecamento das mucosas, irritação nos olhos, pele seca e o aumento do risco de infecções respiratórias.
“Os registros foram às 2 horas da tarde desta quarta-feira, 16”, enfatizou o pesquisador, relembrando ainda sobre a sexta onda de frio polar do ano, que chega ao Acre ainda nesta quinta-feira, 17. “Com ventos intensos, diminuindo a temperatura a partir do fim da tarde e deixando o fim de semana com noites “geladas”, finaliza.