Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco ganha delegacia especializada para atender idosos e pessoas com deficiência

Rio Branco ganha delegacia especializada para atender idosos e pessoas com deficiência

Foto: Divulgação/INSS

A capital acreana passa a contar com uma delegacia especializada no atendimento a idosos e pessoas com deficiência. A Delegacia de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (DEADI) foi oficialmente regulamentada nesta sexta-feira, 18, no Diário Oficial do Estado (DOE), com a missão de investigar crimes, acolher vítimas e articular políticas de inclusão e acessibilidade.

A criação da delegacia atende a uma série de dispositivos legais, como o Estatuto da Pessoa Idosa e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, e a nova estrutura também está em conformidade com o decreto que instituiu formalmente a DEADI no organograma da Polícia Civil do Acre.

De acordo com a portaria assinada pelo delegado-geral José Henrique Maciel Ferreira, a DEADI será responsável por:

Quem a DEADI atende

A nova delegacia atenderá dois grupos específicos:

Esses públicos terão atendimento prioritário, individualizado e especializado, garantindo que seus casos recebam atenção com empatia, respeito e eficácia.

Além disso, a DEADI será comandada por um Delegado Titular, que será responsável por toda a gestão administrativa e operacional da unidade, incluindo coordenação de equipes, processos investigativos e contato com a rede de proteção. A delegacia seguirá a mesma jornada de trabalho adotada pela instituição policial, com expediente regular.

A unidade ficará subordinada ao Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI), respondendo diretamente à estrutura da Polícia Civil, conforme previsto na Lei Orgânica da corporação .

Sair da versão mobile