O secretário municipal de Saúde Rennan Biths afirmou, nesta terça-feira, 15, que toda a rede básica já está preparada para um possível surto de sarampo na capital, após 25 anos sem casos no Acre.
Atualmente, a cidade conta com 48 unidades de saúde da família e 10 unidades de referência em atenção primária, as Uraps. “Todas estão equipadas e preparadas para recepcionar essa demanda”, disse o gestor.
Segundo ele, as equipes também estão mobilizadas para dar a melhor resposta possível e, assim, evitar um problema grave da doença em Rio Branco, com possíveis mortes pela enfermidade, causada por vírus.
A preocupação com o sarampo no Acre se dá diante de um surto da doença na vizinha Bolívia, que já confirmou 121 casos, com pelo menos um deles no departamento de Pando, na fronteira com Brasiléia.
Biths declarou ainda que todas as unidades municipais de saúde já dispõem da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. O imunizante é totalmente seguro e evita complicações e morte.