O secretário de Estado de Educação e Cultura do Acre, Aberson Carvalho, esclareceu, nas redes sociais, nesta sexta-feira, 11, detalhes sobre as mudanças no concurso público da Educação, após uma decisão judicial que determinou o cancelamento da questão 18, presente nas provas aplicadas. A medida afeta diretamente a classificação de diversos candidatos e resultou em um novo cronograma de correção, já publicado no Diário Oficial do Estado.
Entre os principais prazos, está a divulgação do resultado provisório das provas objetivas, discursiva (quando houver), avaliação de títulos e prática, marcada para o dia 28 de julho, às 15h, no site do Instituto Nosso Rumo. No mesmo horário e data, também serão publicadas as respostas aos recursos interpostos contra o gabarito preliminar.
De acordo com Carvalho, a pasta está seguindo determinação judicial. “Cancelando a questão e realizando a recorreção das provas para que os candidatos afetados tenham seu desempenho reavaliado com justiça”, afirmou o secretário. A nova análise pode impactar o reenquadramento classificatório dos participantes e, consequentemente, a ordem final de classificação.
Segundo Aberson, o Instituto Nosso Rumo, responsável pela execução do certame, apresentou um novo calendário com ajustes nas datas das próximas etapas do processo. Ele destacou ainda que, apesar da ansiedade dos candidatos, é fundamental garantir o cumprimento das normas legais e a lisura do concurso.
“Sabemos que há muitos sonhos envolvidos nesse concurso, e por isso é nosso dever garantir a transparência e o respeito às regras. Caso algum candidato se sinta prejudicado, há prazos recursais disponíveis tanto na esfera administrativa quanto judicial”, reforçou.
O concurso da Educação é o maior já realizado pelo Governo do Estado, com mais de 52 mil inscritos concorrendo a 3 mil vagas. A convocação dos aprovados está prevista para ocorrer apenas em janeiro de 2026, o que, segundo o secretário, oferece tempo hábil para todos os ajustes necessários.
“Nós vamos continuar trazendo informações com clareza e responsabilidade, sempre respeitando a legalidade e o direito de todos os candidatos”, concluiu Aberson Carvalho.
Ver essa foto no Instagram