18 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

18 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado abre mais de 140 vagas na região Norte

Além das vagas já definidas, certame prevê possibilidade de lotação regional em órgãos com atuação nacional, como INSS, MGI e Ministério da Defesa; remuneração pode ultrapassar R$ 16 mil.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
10/07/2025 - 16:37
Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Manda no zap!CompartilharTuitar

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já está com edital publicado e inscrições abertas até o dia 20 de julho. Coordenado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o certame representa uma importante oportunidade para quem deseja ingressar no serviço público federal. São 3.652 vagas disponíveis em 32 órgãos e entidades, organizadas em nove blocos temáticos de áreas de atuação.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Com foco na descentralização e na democratização do acesso ao serviço público, o CPNU 2 amplia as oportunidades para aqueles que residem na região Norte. Serão mais de 140 vagas, distribuídas entre todos os estados, com cargos de níveis intermediário e superior, em áreas tanto gerais quanto específicas.

No estado do Pará, por exemplo, são 88 vagas imediatas, concentradas em dois órgãos federais vinculados ao Ministério da Saúde sediados no estado: o Instituto Evandro Chagas (IEC), onde o certame oferece 38 vagas, e o Centro Nacional de Primatas (CENP), com 28 vagas. Além dessas há 6 vagas de nível médio na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e sete vagas para o Comando da Marinha (1 para engenheiro e seis para médicos), todas em Belém. Já a Agência Nacional de Mineração (ANM) abriu 5 vagas para o Estado do Pará também de nível técnico, mas a lotação só será definida na posse.

Além das vagas inicialmente alocadas na Região Norte, o CPNU 2 contempla também cargos de atuação nacional, cuja lotação poderá ocorrer em diferentes unidades da federação, conforme a necessidade dos órgãos públicos após a homologação do concurso. Órgãos como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Defesa e o próprio MGI possuem estrutura descentralizada e poderão direcionar parte dos aprovados para unidades no Pará e em outros estados da região, ainda que essa alocação não esteja discriminada no edital por localidade. A remuneração, considerando gratificação, pode ultrapassar R$ 16 mil.

Confira abaixo a relação de vagas ofertadas na região Norte:

  • Ministério da Saúde (MS): Mais de 60 vagas concentradas no Pará, destinadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC) e ao Centro Nacional de Primatas (CENP), para os cargos de analista e técnico em pesquisa biomédica, tecnologista e pesquisador em saúde pública. As lotações serão em Belém e Ananindeua.
  • Agência Nacional de Mineração (ANM): São 15 vagas para técnico em atividades de mineração. Cinco delas para o Pará, e as demais distribuídas entre Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
  • Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP): A ANP terá três vagas para Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural, todas em Manaus (AM).
  • Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ): Das 18 vagas ofertadas para Técnico em Regulação, oito são para Manaus (AM), seis para Belém (PA), duas para Santarém (PA) e duas para Santana (AP).
  • Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL): Serão 23 vagas ofertadas na ANATEL para Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, com possibilidade de lotação em qualquer estado da região.
  • Ministério da Defesa: Para a Marinha, há cinco vagas de médico nas especialidades traumato-ortopedia, anestesiologistas, infectologista e oftalmologista, todas em Belém (PA). Para o Exército, são quatro vagas, sendo três para engenheiro de tecnologia militar e uma para nutricionista, todas em Manaus (AM).
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): São 58 vagas para analista do seguro social – 42 para serviço social e 16 para fisioterapia. As lotações contemplam unidades do INSS na Região Norte e Centro-Oeste.
  • Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA): São duas vagas para engenheiro, uma em Manaus (AM) e uma em Belém (PA).
  • Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA): Sete vagas para engenheiro agrônomo, com uma lotação prevista em cada estado da região: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins e Amapá.

INSCRIÇÕES SOMENTE PELO SITE OFICIAL – Para garantir segurança e autenticidade das informações, o MGI reforça que todo o processo de inscrição deve ser feito exclusivamente pela página de inscrições da FGV. Qualquer outro canal é considerado não oficial. As informações completas e o link de acesso às inscrições estão disponíveis na página oficial do CPNU: https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional.

Cronograma – CPNU 2:

  • Inscrições: de 2 a 20/7/2025
  • Pagamento da taxa: até 21/7/2025
  • Provas objetivas: 5/10/2025
  • Divulgação do resultado da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025
  • Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
  • Prova discursiva: 7/12/2025
  • Procedimento de confirmação de cotas: 30/11 a 8/12/2025
  • Divulgação da primeira lista de classificação: 30/1/2026

Por: Agência Gov

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Publicar
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Senac leva serviços gratuitos e oficinas de capacitação a Plácido de Castro neste sábado

Próxima Notícia

Ar seco bloqueia chegada de chuvas e novas ondas de frio no Acre, alerta Davi Friale

Mais Notícias

VÍDEO: Cobra aparece no estacionamento do Fórum em Rio Branco e assusta servidores
5º destaque

VÍDEO: Cobra aparece no estacionamento do Fórum em Rio Branco e assusta servidores

18/08/2025
Idoso é condenado a quase 60 anos por estupro de três netas no interior do Acre
4º destaque

Casos de estupro contra crianças e adolescentes sobem quase 40% no Acre em um ano, aponta Unicef

18/08/2025
Ifac de Cruzeiro do Sul abre inscrição para vagas residuais em cursos de graduação
Destaques Cotidiano

Ifac abre edital para 40 vagas residuais em 3 cursos superiores em Cruzeiro do Sul

18/08/2025
URGENTE: Jovem de 23 anos morre após colidir moto contra poste na Via Chico Mendes, em Rio Branco
Destaques Cotidiano

Acre registra 11 mortes no trânsito em julho, aponta relatório da Polícia Civil

18/08/2025
Rio Branco ganha Centro de Atendimento ao Turista na Rodoviária com internet grátis
1º destaque

Rio Branco ganha Centro de Atendimento ao Turista na Rodoviária com internet grátis

18/08/2025
Grana extra: quem trabalhou CLT por 6 meses em 2023 tem bônus em 2025
Geral

Acre tem mais beneficiários do Bolsa Família que trabalhadores com carteira assinada

18/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Previsão é de sol entre muitas nuvens com predomínio de céu nublado neste sábado no Acre

Ar seco bloqueia chegada de chuvas e novas ondas de frio no Acre, alerta Davi Friale

Vacinação antirrábica segue até sexta-feira no bairro Tangará, em Rio Branco

Vacinação antirrábica segue até sexta-feira no bairro Tangará, em Rio Branco

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre