Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado abre mais de 140 vagas na região Norte

Segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado abre mais de 140 vagas na região Norte

Foto: Pixabay

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já está com edital publicado e inscrições abertas até o dia 20 de julho. Coordenado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o certame representa uma importante oportunidade para quem deseja ingressar no serviço público federal. São 3.652 vagas disponíveis em 32 órgãos e entidades, organizadas em nove blocos temáticos de áreas de atuação.

Com foco na descentralização e na democratização do acesso ao serviço público, o CPNU 2 amplia as oportunidades para aqueles que residem na região Norte. Serão mais de 140 vagas, distribuídas entre todos os estados, com cargos de níveis intermediário e superior, em áreas tanto gerais quanto específicas.

No estado do Pará, por exemplo, são 88 vagas imediatas, concentradas em dois órgãos federais vinculados ao Ministério da Saúde sediados no estado: o Instituto Evandro Chagas (IEC), onde o certame oferece 38 vagas, e o Centro Nacional de Primatas (CENP), com 28 vagas. Além dessas há 6 vagas de nível médio na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e sete vagas para o Comando da Marinha (1 para engenheiro e seis para médicos), todas em Belém. Já a Agência Nacional de Mineração (ANM) abriu 5 vagas para o Estado do Pará também de nível técnico, mas a lotação só será definida na posse.

Além das vagas inicialmente alocadas na Região Norte, o CPNU 2 contempla também cargos de atuação nacional, cuja lotação poderá ocorrer em diferentes unidades da federação, conforme a necessidade dos órgãos públicos após a homologação do concurso. Órgãos como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Defesa e o próprio MGI possuem estrutura descentralizada e poderão direcionar parte dos aprovados para unidades no Pará e em outros estados da região, ainda que essa alocação não esteja discriminada no edital por localidade. A remuneração, considerando gratificação, pode ultrapassar R$ 16 mil.

Confira abaixo a relação de vagas ofertadas na região Norte:

INSCRIÇÕES SOMENTE PELO SITE OFICIAL – Para garantir segurança e autenticidade das informações, o MGI reforça que todo o processo de inscrição deve ser feito exclusivamente pela página de inscrições da FGV. Qualquer outro canal é considerado não oficial. As informações completas e o link de acesso às inscrições estão disponíveis na página oficial do CPNU: https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional.

Cronograma – CPNU 2:

Por: Agência Gov

Sair da versão mobile