Rio Branco chega, nesta terça-feira, 22, ao seu 36º dia consecutivo sem chuvas, informou a Defesa Civil Municipal. Por causa disso, o nível do Rio Acre na capital não para de cair.
Na medição desta manhã, o manancial marcou 1,61 metro, o terceiro menor volume para a data em 11 anos. Somente em julho, o rio decresceu 42 centímetros, uma média de quase 2cm por dia.
“Isso de o rio estar muito baixo nesta época já está quase se tornando rotina. Mas não era assim, digamos, há 15 anos ou menos. Não era dessa maneira que o rio se comportava. Já teve ano de, na data de hoje, por exemplo, a gente ter um nível de 4m”, alertou o coordenador da Defesa Civil, Cláudio Falcão.
O militar reforçou que a tendência é que o Rio Acre siga diminuindo porque não há previsão de chuva para esta semana. E mesmo que chova na semana seguinte, isso não deve alterar o nível do manancial, “porque o solo já está extremamente seco”, explica o tenente-coronel.
Ainda de acordo com ele, os rio-branquenses já estão enfrentando uma crise hídrica. “Estamos abastecendo a zona rural e também buscando meios para que não falte água nos bairros, acompanhando toda a captação de água do Saerb e fazendo planos de trabalho para que não haja desabastecimento de água”, finalizou Falcão.