Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Show “Afroacreanidade” celebra identidade e ancestralidade na Usina de Arte João Donato em Rio Branco

Show “Afroacreanidade” celebra identidade e ancestralidade na Usina de Arte João Donato em Rio Branco

Foto: Reprodução

Um espetáculo que nasceu da necessidade de compartilhar com outras mulheres o processo de autodescoberta enquanto mulher negra — assim é descrito “Afroacreanidade”, idealizado por Narjara Saab. O evento acontece na sexta-feira, 26, às 19h30, na Usina de Arte João Donato, com entrada gratuita.

“Esse espetáculo partiu da minha necessidade de compartilhar com outras mulheres esse processo de autodescoberta enquanto mulher negra. Foram anos achando que não existiam negros no Acre. Uma vida sem me encaixar e com questões sem resposta a meu respeito. Compreender através da arte quem eu sou foi um divisor de águas na minha vida. Pensem então que para outras pessoas isso poderia fazer sentido também e foi aí que tive a ideia de formatar esse espetáculo”, conta a idealizadora.

A história será contada a história de personagens reais da vida de Narjara, que impactaram de maneira positiva ou negativa em sua jornada. O roteiro dialoga diretamente com as músicas, que em sempre foram a salvação da artista e instrumentos de inclusão e reflexão. 

“No espetáculo teremos a história contada através de personagens reais da minha vida que foram importantes positiva e negativamente também nessa construção da minha identificação como mulher negra. Permeando essas histórias, as músicas que geralmente iam me salvando do racismo, me informando, combatendo a imagem negativa que tentavam plantar sobre as pessoas negras na minha cabeça”, conta.  

Serão interpretadas canções que marcaram a trajetória da artista e duetos com grandes nomes da música acreana: Anderson Liguth, Kelen Mendes, Diogo Soares e Saliza, celebrando a força das composições enraizadas na matriz africana. Além das Moças do Samba: Carol Di Deus e Sandra Buh.

Além disso, o principal objetivo da apresentação é provocar reflexão sobre o racismo estrutural e suas consequências e sobre a importância de combatê-lo todos os dias.  

“Convido toda a população a comparecer dia 26 de julho às 19h30 ao teatro da Usina de Arte João Donato para prestigiarem esse espetáculo e compartilha comigo e com o elenco do show essa energia boa e essa troca de conhecimentos e musicalidade”, finaliza.  

Sair da versão mobile