O sábado, 19, terminou com a recaptura de um dos criminosos mais procurados do Acre. Arthur Carvalho Gomes, foragido do presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC) e com mais de 60 anos de condenação acumulada, foi preso por equipes da Polícia Militar durante uma festa em um buffet no bairro Vila Acre, em Rio Branco.
A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre o 2° Batalhão da PM e o BOPE, com participação das guarnições Tático, Saturação 01, Saturação 02 e ROTAM. A movimentação no local chamou atenção dos policiais, que cercaram a área após receberem denúncia anônima indicando a presença do foragido.
Segundo a PM, Arthur estava no imóvel bebendo com familiares. O imóvel, que oferecia diversas rotas de fuga, exigiu uma ação rápida e precisa dos militares. No momento do cerco, o foragido chegou a ir até o portão para observar a movimentação externa e, ao notar a presença da polícia, correu para se esconder em um dos cômodos da casa. A tentativa falhou, e ele foi detido imediatamente.
Identificado no local, Arthur não ofereceu resistência após ser imobilizado. Ele já era monitorado pelo setor de inteligência da corporação, que havia detectado seus deslocamentos por ramais como Castanheira, K-11, Ramal do Canil e Travessa São Francisco. Além disso, usava como abrigo as casas da mãe e da irmã, numa tentativa constante de despistar a polícia.
Durante a abordagem, também estavam presentes a irmã do criminoso, o cunhado e um conhecido, mas nada de ilegal foi encontrado com eles. Após verificação, todos foram liberados.
Conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), Arthur será submetido aos procedimentos legais antes de retornar ao sistema penitenciário, onde continuará cumprindo sua longa pena.