Daian Braga de Souza, de 28 anos, foi agredido por criminosos na tarde desta sexta-feira, 11, na Rua Preciosa, bairro Vitória, em Rio Branco. A vítima, que vive em situação de rua, foi atacada por um grupo ligado a uma facção criminosa.
O grupo, portando pedaços de madeira e barras de ferro, teria aplicado uma espécie de “disciplina” — método usado por organizações criminosas para punir comportamentos considerados inadequados, segundo relataram moradores da região.
Após a agressão, Daian foi deixado em um córrego próximo à rua. Pessoas que passaram pelo local perceberam que ele estava ferido e chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Inicialmente, a ocorrência foi registrada como uma queda de bicicleta. No entanto, os socorristas da unidade de suporte avançado constataram que os ferimentos eram resultado de agressão.
Com sangramento na parte de trás da cabeça, suspeita de fratura na mandíbula e várias escoriações pelo corpo, o homem foi levado consciente ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Apesar da gravidade dos ferimentos, seu estado de saúde foi considerado estável.
A Polícia Militar fez buscas na área, mas nenhum suspeito foi localizado. O caso será investigado pelo Ministério Público do Acre, por meio do Promotor de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, Thales Ferreira Costa, que deve instaurar um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para identificar os agressores.