10 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

10 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acre aprova CNH gratuita, defesa pessoal e cursos para mulheres vítimas de violência e em vulnerabilidade

Leis também asseguram atendimento prioritário, qualificação profissional e atenção especial à saúde de mulheres no climatério e na menopausa.

Anne Nascimento por Anne Nascimento
25/07/2025 - 09:39
Acre aprova CNH gratuita, defesa pessoal e cursos para mulheres vítimas de violência e em vulnerabilidade
Manda no zap!CompartilharTuitar

Pela luta da defesa de todas as mulheres! Assim pode ser definido o pacote de leis sancionado nesta quinta-feira, 24, e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta sexta-feira, 25, que estabelece novas garantias para mulheres vítimas de violência doméstica, mulheres em situação de vulnerabilidade social e também para aquelas que estão no climatério e na menopausa. As medidas envolvem ações práticas, atendimento prioritário, qualificação profissional, apoio psicológico e até cursos de defesa pessoal gratuitos.

As leis foram aprovadas pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e sancionadas pelo governador Gladson Camelí, e têm autoria de diferentes parlamentares. A intenção é fortalecer políticas públicas com foco na proteção, acolhimento e autonomia das mulheres, diante de um cenário ainda alarmante de violência de gênero e desigualdades estruturais.

Atendimento prioritário e reconstrução da identidade

Entre as medidas sancionadas, está a Lei nº 4.615, que garante atendimento imediato e prioridade na emissão de novos documentos pessoais para mulheres vítimas de violência doméstica que tenham tido seus papéis destruídos, retidos ou subtraídos pelo agressor. O projeto de lei é do deputado Fagner Calegário.

A emissão de documentos como RG, CPF e certidões poderá ser feita sem agendamento, mediante apresentação de boletim de ocorrência, medida protetiva ou termo de encaminhamento da rede de apoio.

Capacitação para recomeçar

Já a Lei nº 4.620 estabelece que mulheres em situação de violência terão preferência e prioridade em cursos gratuitos de qualificação técnica e profissional oferecidos pelo governo do estado. O objetivo é ampliar a autonomia financeira e as possibilidades de reinserção no mercado de trabalho, um dos pilares para romper com ciclos de dependência e violência. O projeto é do deputado Adailton Cruz.

A comprovação da situação poderá ser feita por meio de documentos oficiais ou relatórios de centros de atendimento especializados.

Semana da Mulher Empreendedora

Complementando o pacote, a Lei nº 4.619 estabelece a Semana da Mulher Empreendedora do Estado do Acre, a ser realizada na primeira semana de março. O projeto é do deputado Afonso Fernandes.

A proposta busca valorizar e dar visibilidade ao empreendedorismo feminino, por meio de campanhas públicas e ações educativas nas escolas. A Secretaria de Educação será responsável por incentivar a valorização da mulher empreendedora entre os estudantes da rede pública.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Defesa pessoal como ferramenta de proteção e empoderamento

Outra medida inovadora é a Lei nº 4.621, que cria o Programa de Defesa Pessoal para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade. A ação será coordenada pela Secretaria da Mulher e a Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com academias, ONGs e profissionais especializados. O projeto é do deputado Adailton Cruz.

Os cursos gratuitos oferecerão técnicas de autodefesa, estratégias de prevenção e fortalecimento físico e emocional. Mulheres que residem em áreas rurais, que precisam se deslocar sozinhas à noite ou que enfrentam situações de violência terão prioridade no programa.

Saúde feminina no climatério ganha atenção inédita

Com a Lei nº 4.614, o Estado institui uma política voltada à conscientização e atenção integral à saúde da mulher no climatério e na menopausa. O projeto é da deputada Antônia Sales.

A lei prevê campanhas informativas, capacitação de profissionais de saúde, atendimento multidisciplinar e acesso gratuito a medicamentos hormonais e não hormonais, além de exames e acompanhamento psicológico. Também foi criada uma semana estadual dedicada ao tema, que será realizada anualmente na primeira quinzena de março.

CNH Social é garantida a mulheres vítimas de violência no Acre

Mulheres que enfrentaram a violência doméstica no Acre passam a contar com um novo direito: a possibilidade de tirar a carteira de motorista gratuitamente. É o que estabelece a Lei nº 4.616, que inclui essas mulheres no programa CNH Social, oferecendo habilitação gratuita nas categorias A, B ou AB. O projeto é de autoria do deputado Fagner Calegário.

A medida visa promover a autonomia, mobilidade e oportunidades profissionais para vítimas de agressões no ambiente familiar, facilitando o recomeço e contribuindo para a reconstrução da autoestima e da independência.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Virginia celebra aniversário de Leonardo e diz: “Sogro é para sempre”

Próxima Notícia

Tratamento contra a obesidade: saiba como funciona o Mounjaro

Mais Notícias

Lula sanciona Lei do Setembro Amarelo para combater suicídio e automutilação no país
POLÍTICA

Lula sanciona Lei do Setembro Amarelo para combater suicídio e automutilação no país

10/09/2025
Foto: Leandro Chaves
Destaques Cotidiano

Câmara se prepara para votar subsídio ao transporte coletivo; oposição fala em lobby e riscos fiscais

10/09/2025
Foto: Leandro Chaves
Destaques Cotidiano

Procuradoria da Câmara aponta riscos fiscais em PL que subsidia tarifa de ônibus

10/09/2025
Foto: Reprodução
POLÍTICA

Fábio Araújo questiona novo subsídio ao transporte público e cobra transparência

09/09/2025
Edvaldo denuncia paralisação de serviços e falta de aulas em escolas rurais
POLÍTICA

Edvaldo denuncia paralisação de serviços e falta de aulas em escolas rurais

09/09/2025
Foto: André Gonzaga
POLÍTICA

Policiais penais protestam na Aleac por valorização e regulamentação da categoria

09/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Sandy Huffaker for The Washington Post via Getty Images

Tratamento contra a obesidade: saiba como funciona o Mounjaro

Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Escolas estaduais do Acre terão servidores treinados em primeiros socorros para agir em emergências

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre