Anunciada com entusiasmo em dezembro do ano passado, a filiação da ex-deputada federal Mara Rocha ao Partido Novo, do deputado estadual Emerson Jarude, acabou ficando só no quase.
No mês passado, após intensas negociações, ela comunicou que iria para o Republicanos, do deputado federal Roberto Duarte, frustrando o Novo de lançar uma pré-candidatura competitiva ao Senado.
Questionado nos corredores da Assembleia Legislativa (Aleac) se ficou alguma mágoa, Jarude minimizou, garantindo que entende a escolha, que se deu, segundo Mara, por questão de estrutura partidária.
O Republicanos emergiu das urnas, em 2024, como uma das maiores forças políticas do Brasil e a segunda maior agremiação do Acre em número de eleitos (atrás apenas do PP, do governador Gladson Camelí).
À GAZETA, Jarude declarou: “Eu acredito que a escolha do partido é individual de cada pessoa. O Novo busca, de fato, ser protagonista nas próximas eleições. Estendemos o tapete para que a Mara pudesse se filiar e, até então, tínhamos a palavra dela de que isso iria acontecer. No entanto, ela fez a opção pelo Republicanos, e eu acredito que, nesse momento, a gente tem que ser democrata e entender a escolha dela”.
Apesar de ter trocado o Novo pelo partido de Duarte, Mara afirmou a este portal, em junho, que gostaria de dividir os palanques com Jarude nas eleições do ano que vem, com possível troca de apoio.
O deputado deu sua resposta ao convite. “Tudo pode ser conversado. O Novo tem uma definição muito clara do que pretende para o futuro. Então, nós vamos conversar. As portas sempre estarão abertas”.
Porém, a possível parceria só será selada caso o Novo não encontre um substituto à altura para Mara Rocha. Jarude adiantou que a desistência da ex-deputada de se filiar ao partido não frustrou os planos da legenda de disputar vaga própria para o Senado. “Ainda há possibilidade de concorrermos”, disse o parlamentar.
“Diante das últimas pesquisas que tivemos, percebemos que o Novo tem todas as possibilidades de trabalhar candidatura ao Senado. Isso está, sim, na mesa de discussão, mas só será decidido mais para frente”.
Perguntado sobre nomes que estariam sendo garimpados pela sigla, Jarude disparou: “Em breve, vocês vão ter conhecimento. Por enquanto, não posso adiantar nada, mas conversas estão sendo feitas”.