O presidente da Apex-Brasil e ex-senador do Acre Jorge Viana se manifestou sobre o tarifaço imposto pela atual presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Nesta quarta-feira, 9, o bilionário enviou uma carta ao governo brasileiro para anunciar a tarifa de 50% sobre a importação de produtos brasileiros, além de classificar “a forma como o Brasil tem tratado” o ex-presidente Jair Bolsonaro como “vergonha internacional”.
Em publicação nas redes sociais, Jorge Viana enfatizou que uma coisa são disputas e diferenças ideológicas, outra é prejudicar um país inteiro naquilo que diz ser uma “guerra que só tende a destruir os negócios nacionais. “O que compromete nossos empregos e nossa economia”.
Ao final, Viana ainda alfinetou: “Cadê o Brasil acima de todos?”, fazendo uma referência a um dos lemas utilizados pelo governo Bolsonaro.
O caso
A tarifa de 50% anunciada nesta quarta-feira, 9, por Donald Trump sobre produtos brasileiros é a mais alta entre as novas taxas divulgadas até agora pelo presidente dos Estados Unidos.
Na segunda-feira, o republicano iniciou o envio de cartas informando as tarifas que os países terão de pagar a partir de 1º de agosto caso não firmem um acordo comercial com os EUA. No primeiro dia, 14 nações receberam os comunicados.
A segunda leva de cartas foi enviada nesta quarta-feira (9). Ao todo, oito países foram notificados: Argélia, Brasil, Brunei, Filipinas, Iraque, Líbia, Moldávia e Sri Lanka.