O MDB abriu diálogo com a pré-candidata ao governo pela federação Progressistas/União Brasil, Mailza Assis, com vistas às eleições do ano que vem. Segundo o presidente estadual da sigla, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul Vagner Sales, uma reunião com a vice-governadora deve acontecer na semana que vem para discutir 2026.
Apesar disso, o partido ainda tem como plano A filiar o senador Alan Rick para disputar as eleições majoritárias para o Executivo estadual, tendo a possível aliança com o Progressistas no horizonte caso a chapa com o senador não prospere.
“As conversas com Alan Rick estão adiantadas, mas as portas não estão fechadas para que a gente possa discutir com outras forças políticas. Acredito que nesta próxima semana nós vamos ter a oportunidade de conversar com a vice-governadora Mailza, que já expressou a vontade de vir aqui no MDB e dialogar com o partido. As portas estão abertas”, declarou Sales, À GAZETA.
A aproximação do MDB com o PP ficou evidente na manhã desta sexta-feira, 18, durante a convenção que confirmou o ex-prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre.
O vice-presidente estadual do partido, Lívio Veras, se fez presente no ato e chegou a discursar, destacando a relevância do partido para a história política recente do país.
Apesar do flerte, MDB e PP estiveram em campos opostos em 2024, nas duas maiores cidades do Acre. Em Rio Branco, o candidato emedebista à prefeitura, Marcus Alexandre, perdeu para Tião Bocalom (PL), que tem como vice o progressista Alysson Bestene. Já em Cruzeiro do Sul, o MDB foi derrotado por Zequinha Lima, filiado ao PP, em disputa acirrada com menos de 200 votos de diferença.