A ex-deputada federal Mara Rocha, que se filiou ao Republicanos nesta quarta-feira, 16, já conta com um apoio de peso para disputar o Senado em 2026: o do pré-candidato ao governo do Acre Alan Rick, do União Brasil.
O senador participou do ato de filiação da jornalista, em Brasília, e declarou sua preferência por ela na briga por uma das duas vagas à Casa legislativa nas eleições gerais do ano que vem, desconsiderando a pré-candidatura ao Senado pelo atual governador Gladson Cameli, do PP, sigla que está em federação com o União Brasil.
“Tive a alegria de acompanhar a filiação da amiga Mara Rocha ao Republicanos. Ela confirmou sua pré-candidatura ao Senado pelo Acre e tem meu apoio”, disse Rick, em suas redes sociais.
Há uma expectativa para possível desfiliação do senador de seu atual partido. Rick quer ser candidato ao governo, mas esbarra nas mesmas pretensões da vice-governadora Mailza Assis, do Progressistas. Como os dois partidos estão federados, só há espaço para um dos dois políticos na cabeça de chapa.
Mailza, no entanto, deve prosperar na empreitada. Isso porque, pelo menos até o momento, ela tem o apoio de Gladson e de grande parte da base do governo – e está sendo azeitada para a disputa.
Se Rick deixar o União Brasil, a expectativa é para filiação no Republicanos, embora o político esteja sendo cortejado por outras siglas, entre elas o MDB.