O Ministério Público do Acre (MPAC) abriu um inquérito para investigar o prefeito do município de Bujari, João Edvaldo Teles de Lima, mais conhecido como Padeiro, filmado arremessando dinheiro à plateia de rodeio durante a ExpoBujari, ocorrida em junho.
O órgão entende que o gesto pode configurar desvio de finalidade da estrutura pública, uma vez que a prática foi feita por um prefeito durante evento promovido pela administração municipal.
Com a investigação, o MPAC espera identificar a origem dos valores, mesmo o gestor tendo dito que o montante distribuído para populares saiu de seu bolso.
Nas imagens, gravadas na terceira noite da feira de entretenimento e negócios, Padeiro diz: “Quem quiser ficar com raiva, que fique. Esse dinheiro sai do meu salário, eu dou para quem eu quiser”.
Segundo informações, nos pacotes distribuídos pelo prefeito constavam notas de R$ 100. Pelo menos cinco embrulhos foram jogados pelo gestor. “E lá vai mais outro [pacote]”, dizia Padeiro, durante o ato.
A prefeitura de Bujari ainda não se manifestou sobre o dinheiro distribuído e a investigação do MPAC. O espaço segue aberto para eventuais explicações.