Um dos momentos mais comentados da estreia da nova temporada da ácida série de comédia “South Park” não foi fruto de inteligência artificial, mas sim do trabalho de um sósia: o homem por trás da polêmica cena em que Donald Trump aparece caminhando sem roupas no deserto antes de desabar na areia é Dennis Alan, de 74 anos.
Natural de Chicago (EUA), Dennis já tinha chamado atenção pela semelhança com o presidente americano quando posou como seu sósia em uma ensaio para a revista “Vanity Fair”.
O episódio, exibido em julho, mostrou o Trump em situações nada lisonjeiras: deitado com o diabo, discutindo sobre o tamanho de seus órgãos genitais e até sendo retratado com micropênis. A exibição causou barulho nos Estados Unidos, levantando acusações de que a produção havia recorrido à IA para criar as imagens. Mas, segundo Dennis, o corpo visto em tela era 100% humano.
“Enquanto me sinto lisonjeado porque minha semelhança com Trump é tão grande que pensaram que era IA, posso dizer com certeza que era 100% humano. Confie em mim, nenhum algoritmo consegue recriar esse nível de genética ruim”, brincou o sósia em entrevista ao jornal britânico “Metro”.
De acordo com a publicação, a participação foi gravada ainda em 2020, no deserto da Califórnia, para um projeto independente dos criadores Trey Parker e Matt Stone, interrompido pela pandemia. Anos depois, a dupla resgatou o material para usá-lo no episódio de estreia que alcançou recorde de audiência.
Apesar da repercussão mundial, Dennis não teve seu nome nos créditos, o que gerou frustração:
“Essa performance foi viral no mundo inteiro, mas eu continuo invisível nos créditos. Não é a primeira vez que usam minha imagem sem reconhecimento. Se não fosse meu agente, eu ainda seria um fantasma na minha própria carreira.”
Dennis também participa de outros eventos como sósia de Trump. Ele diz que é “bem recebido” tanto por apoiadores do presidente quanto seus rivais.
“Não faço comícios políticos, geralmente me coloco à disposição apenas para coisas engraçadas”, destacou, acrescentando temer enfurecer os simpatizantes do presidente:
“O crédito seria uma faca de dois gumes para mim, porque tento seguir o caminho em que sou apreciado pelos apoiadores de Trump e por pessoas que são anti-Trump. Não participo de comícios políticos, geralmente me coloco à disposição para coisas engraçadas.”
Mesmo sem créditos oficiais, Dennis assume sua marca no episódio:
“Acho que ver minhas mamas e minha bunda gorda na TV nacional vai ficar gravado na memória coletiva do mundo. De nada”, ironizou.
A polêmica com Trump ganhou ainda mais força porque, além da cena em live-action, o episódio animado o retrata em diversas situações vexatórias. Em uma das passagens Trump reclama ao ver um retrato dele com pênis pequeno: “Por que o meu pênis é tão pequeno?”, ao que o pintor responde: “Mas é o tamanho que está na foto”.
A resposta foi imediata: “Tire esse cara daqui! Vou te processar”, grita o presidente antes de ir para a cama com Satanás, que dispara: “Nem consigo ver de tão pequeno.”
Por Extra