Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Avião militar dos EUA que pousou no Brasil trazia diplomatas, diz PF

Avião militar dos EUA que pousou no Brasil trazia diplomatas, diz PF

Aviation-images.com/Universal Images Group via Getty Images

O avião da Força Aérea dos Estados Unidos que pousou nessa terça-feira (19/8) no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, transportava diplomatas norte-americanos.

A informação foi confirmada ao Metrópoles por integrantes das Forças Armadas e pela Polícia Federal (PF). A aeronave, utilizada em missões especiais e associada à Agência Central de Inteligência (CIA), trouxe os diplomatas ao Brasil.

Após o desembarque, eles seguiram para o consulado-geral dos EUA em Porto Alegre, localizado no bairro Passo d’Areia. A PF realizou o controle de migração das autoridades.

O Boeing 757-200, com matrícula 00-9001, deixou os EUA na segunda-feira (18/8), a partir de uma base militar em Nova Jérsei. Antes de chegar ao território brasileiro, o avião ainda passou pela Flórida e por Porto Rico.

Após pousar em Porto Alegre, o avião misterioso seguiu para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde aterrissou às 21h48 de terça.

Segundo informações do governo norte-americano, o avião está ligado ao 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana (Usaf, na sigla em inglês). O agrupamento é responsável por missões de transporte ligadas ao Departamento de Estado do país, como viagens de diplomatas, militares e agentes de inteligência da CIA.

Até o momento, ainda não está claro qual o objetivo da viagem do 757-200 ao Brasil. A aeronave chegou a Porto Alegre sem identificação na parte externa.

Por: Metrópoles

Sair da versão mobile