Um turista espanhol foi alvo de revolta na web após despejar cerveja dentro da tromba de um elefante durante safári no Quênia. As imagens, feitas na reserva Ol Jogi Conservancy, mostram o homem bebendo uma lata de Tusker, marca popular no país, antes de “entregar” o resto ao animal, e viralizaram nas redes sociais.
Na legenda do vídeo, que chegou a ser publicado no Instagram, ele escreveu, fazendo trocadilho com o nome da bebida e “tusk” (presa de animal, em inglês):
“Just a tusker with a tusked friend” (Apenas uma Tusker com um amigo de presas). O vídeo foi apagado após a recente repercussão negativa. Uma checagem da BBC confirmou que o vídeo é verdadeiro.
A gravação foi feita em uma reserva particular localizada no condado de Laikipia, centro do Quênia. O santuário confirmou que o episódio ocorreu no ano passado e classificou o ato como “inaceitável, perigoso e completamente contra nossos valores”
O elefante, chamado de Bupa, é um macho conhecido por visitantes e reconhecido por ter uma das presas danificadas. Ele foi resgatado em 1989, durante uma grande matança de elefantes no Zimbábue, e levado ainda jovem para a reserva.
O turista, que se apresenta nas redes sociais como Skydive_Kenya e se descreve como “viciado em adrenalina”, também postou vídeos alimentando rinocerontes em outra reserva, violando regras de segurança.
A bióloga Winnie Kiiru alertou, em entrevista à BBC que a atitude coloca em risco tanto o animal quanto o próprio visitante:
“Cerca de 95% dos elefantes no Quênia são selvagens, e é errado publicar em redes sociais conteúdos que passem a impressão de que qualquer pessoa pode se aproximar deles e alimentá-los.”
O caso está sendo investigado pelo Serviço de Vida Selvagem do Quênia (KWS).
Por Extra