Com a previsão de 1.171 cirurgias eletivas a serem realizadas ao longo de agosto, o programa Opera Acre segue com a meta de reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos no estado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), os procedimentos serão realizados em unidades hospitalares de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Mâncio Lima, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Brasileia.
As cirurgias contemplam especialidades como ginecologia, cirurgia geral, ortopedia, cabeça e pescoço, mastologia, proctologia, plástica reparadora e vascular. A organização dos mutirões considera critérios clínicos, estrutura disponível nas unidades e fila de espera com prioridades médicas e sociais.
De janeiro a junho de 2025, o programa já realizou mais de 7.154 procedimentos. O Opera Acre integra o Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), do Ministério da Saúde, e tem como foco a ampliação do acesso da população aos serviços cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A execução dos mutirões continua sendo uma das principais estratégias do Estado para reduzir a demanda reprimida e ampliar a oferta de cirurgias eletivas, tanto na capital quanto no interior.