Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 1,1 mil cirurgias eletivas devem ser realizadas em agosto pelo Opera Acre, diz Sesacre

Mais de 1,1 mil cirurgias eletivas devem ser realizadas em agosto pelo Opera Acre, diz Sesacre

Foto: Neto Lucena/Secom

Com a previsão de 1.171 cirurgias eletivas a serem realizadas ao longo de agosto, o programa Opera Acre segue com a meta de reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos no estado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), os procedimentos serão realizados em unidades hospitalares de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Mâncio Lima, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Brasileia.

As cirurgias contemplam especialidades como ginecologia, cirurgia geral, ortopedia, cabeça e pescoço, mastologia, proctologia, plástica reparadora e vascular. A organização dos mutirões considera critérios clínicos, estrutura disponível nas unidades e fila de espera com prioridades médicas e sociais.

De janeiro a junho de 2025, o programa já realizou mais de 7.154 procedimentos. O Opera Acre integra o Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), do Ministério da Saúde, e tem como foco a ampliação do acesso da população aos serviços cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A execução dos mutirões continua sendo uma das principais estratégias do Estado para reduzir a demanda reprimida e ampliar a oferta de cirurgias eletivas, tanto na capital quanto no interior.

Sair da versão mobile